fbpx

Menopausa

Início » Menopausa

Menopausa

A menopausa é um estágio da vida da mulher, que se inicia após a sua última menstruação espontânea.  Ocorre pela falência fisiológica dos ovários em produzir os hormônios femininos, estrogênio e progesterona.

O início da menopausa só pode ser considerado após um ano da última menstruação.

Em média ocorre por volta dos 50 anos, mas pode ter início entre 45 e 55 anos de idade, dependendo da genética e do estilo de vida da mulher. Pode também ocorrer em qualquer idade após uma cirurgia de retirada dos ovários ou por quimioterapia.

O período de transição que antecede a menopausa é chamado de climatério. O organismo feminino deixa de produzir de forma lenta e gradual os hormônios estrogênio e progesterona. Clinicamente, caracteriza-se pelo início de um conjunto de sintomas bem característicos que variam de intensidade de acordo com cada mulher. Os mais comuns são irregularidade menstrual, ondas de calores (variação súbita de até 7 graus Celsius), ressecamento de pele e cabelos, diminuição da libido, secura vaginal e cansaço.

Seu ginecologista também poderá solicitar suas dosagens hormonais no sangue e uma ultrassonografia transvaginal para comprovar a menopausa.

O tratamento para menopausa é indicado para a quase totalidade das mulheres neste período. Tem impacto na redução das doenças cardiovasculares, na saúde óssea e na melhoria dos sintomas, que podem ser muito intensos, comprometendo sua vida profissional, familiar e afetiva. Este tratamento deve ser sempre individualizado e pode ser feito com o uso de medicamentos receitados pelo seu ginecologista a base ou não de hormônios.

Atualmente, há também tratamentos não hormonais efetivos para a secura vaginal, como o laser e a radiofrequência intravaginais.

Consulte seu ginecologista.